Make your own free website on Tripod.com
   

COMO CONECTAR-SE A INTERNET


A conexão de computadores à Internet é feita através dos chamados Provedores de Acesso. Os provedores de acesso oferecem, em geral, várias modalidades de ligações e serviços de acesso (veja a seguir), visando a atender aos diferentes tipos de usuários (indivíduos, pequenas empresas, grandes empresas com redes corporativas, etc.). O modo mais simples de estabelecer uma ligação entre o seu computador e um provedor de acesso é através de uma chamada telefônica comum. Neste tipo de ligação, a conexão à Internet só existe durante o tempo em que a chamada telefônica ao provedor de acesso estiver ativa Há, porém, outras formas de ligação com o provedor de acesso que permitem que o seu computador fique permanentemente conectado à Internet. A seguir, apresentamos uma descrição suscinta dos tipos mais comuns de conexão à Internet, suas formas de ligação e seus requisitos.

  • 7.1 Requisitos Físicos Mínimos

    • 7.1.1 Acesso Discado Os requisitos para a conexão física de seu computador à Internet variam de acordo com o tipo de conexão desejada. O tipo de acesso mais simples é chamado de acesso discado ou dial-up. Neste tipo de acesso você disca para um número de telefone do seu provedor de acesso e conecta-se ao computador do outro lado da linha. Em geral, esse tipo de acesso é adequado para indivíduos (sendo comumente chamado de "acesso de casa"), e ainda para pequenas empresas. Ele requer, além de uma linha telefônica, apenas um computador tipo PC e um modem (interno ou externo) e um software de comunicação. Como neste tipo de conexão a linha telefônica é geralmente compartilhada com chamadas normais de voz, recomenda-se o uso de modems velozes, a fim de reduzir o tempo de ocupação da linha. Além disso, como veremos mais adiante, certos serviços da Internet que oferecem recursos de multmídia requerem modems de, no mínimo, 9.600 Kbps - atualmente os modems mais velozes operam a 28.800 Kbps, sendo que os mais populares operam a 14.400 Kbps.

      O software básico para comunicação é geralmente fornecido juntamente com o modem. São programas capazes de desempenhar as funções essenciais para discagem e emulação de terminal de dados "burro", isto é, sem recursos gráficos. O MS-Windows 3.1 dispõe de uma aplicação específica para este fim chamada Terminal.

      Para que o seu modem possa operar corretamente é necessário configurá-lo de acordo com o modo de operação do modem do provedor de acesso. Os softwares de comunicação geralmente oferecem a possibilidade de configurar o seu modem.

      7.1.2 Acesso Dedicado Se a freqüência e o tempo de duração do seu acesso à Internet são (ou tendem a se tornar) altos, é provável que cedo ou tarde você tenha de recorrer a uma conexão dedicada. Tecnicamente, isto significa que você tem, como passo inicial, de contratar uma linha a urna certa velocidade (ex.: 64 Kbps) de sua casa/empresa até o seu provedor de acesso. Esse serviço é prestado por uma empresa pública como a TELESP, CRT, TELEBRASÍLIA, etc., tem o termo técnico de LPCD (Linha Privativa para Comunicação de Dados) e custa relativamente caro. Instalada a linha, falta agora seu provedor de acesso implantar conectividade IP através da linha, convertendo o computador conectado a essa linha, em sua casa ou empresa, num nó permanente da Internet, com endereço único e divulgado mundialmente.