Make your own free website on Tripod.com
   

ORGANIZAÇÃO DA INTERNET NO BRASIL

No Brasil, um Comitê Gestor Internet cumpre o papel maior de dar diretrizes à implantação desse tipo de redes no país. Para desempenhar esse papel, o Comitê se estrutura em vários subcomitês, e recorre a tarefas de apoio de outras organizações, como a RNP, FAPESP, IBASE, etc.

Para utilizar a Internet, um usuário precisa ter acesso a um computador conectado à rede. Existem diversos tipos de conexão, e através deles as pessoas podem fazer uso dos serviços descritos mais adiante. Até recentemente, no Brasil, isto era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adiçao, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não comerciais.

A partir de 1995, surge a oportunidade para que usuários fora das instituições acadêmicas também obtenham acesso à Internet e que a iniciativa privada venha a fornecer esse serviço. Isto significa que haverá cada vez mais computadores brasileiros, fora das instituições de ensino, ligados à Internet, e que um vasto leque de aplicações surgirá a curto prazo.

Enquanto no âmbito da Internet puramente acadêmica os papéis desempenhados e principalmente os encargos financeiros não são muito claros, a exploração comercial da rede exige uma melhor defini,cao. Nessa Internet/Brasil, vale a pena distinguir claramente os seguintes papéis: